Animais auxiliam no tratamento de doenças

card_acqualokos_terapia_animais

Animais geralmente espalham alegria em todos os lugares em que estão. Eles podem ser dóceis, companheiros, brincalhões e até fazerem bagunça em alguns momentos, mas acabaram ganhando espaço na vida das pessoas e se tornaram membros de famílias por todo o mundo. Uma curiosidade que nem todos sabem é que os animais podem ajudar a tratar doenças como depressão, estresse e doenças cardiovasculares.

A chamada Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste em tratamentos de saúde onde um animal é co-terapeuta e ajuda o paciente a avançar no tratamento de uma doença. O benefício terapêutico dos bichos já vem sendo observado há algum tempo. Em 1955 já existiam estudos sobre a interação entre pacientes com cães e gatos. Em alguns hospitais e centros de recuperações no Brasil a entrada de animais é liberada.

Não há indicação de quem pode ser beneficiado com a pet terapia. Se não houver alguma contraindicação, como medo de animais, alergia ou problemas de respiração, qualquer pessoa pode ser ajudada.

O que precisa ser observado, no entanto, é que nem todo o animal nasceu para ser terapeuta. Os bichos mais comuns utilizados na TAA são cachorros, gatos e cavalos, justamente porque possuem temperamento mais dócil.

 

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s