Sol: vilão ou herói?

card_acqualokos_sol

Quase todos os seres vivos dependem da luz do sol, estrela central do nosso sistema solar,  para sobreviver. Com o ser humano não poderia ser diferente. O sol faz com seja produzida vitamina D no nosso corpo, o que contribui para o bom desenvolvimento dos ossos e a prevenir doenças. É também graças à sua energia que as plantas conseguem realizar a fotossíntese, processo que garante a vida a elas e a dos animais, bem como o resto da humanidade.

 

Apesar da comprovada importância e papel protagonista do sol em nossas vidas, o também chamado de astro rei pode apresentar alguns perigos, devido a sua intensidade combinada com o excesso de exposição da pele. As radiações solares mais importantes para o organismo são a ultravioleta A (UVA) e a ultravioleta B (UVB). Esses são raios que o olho humano não consegue enxergar.

 

A pele absorve de forma diferente cada tipo de radiação solar. Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele. Por isso, são os principais responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele, envelhecimento precoce, escurecimento e catarata nos olhos. Já a radiação UVB atinge as camadas mais superficiais. No entanto, aproximadamente 95% dos raios ultravioleta que atingem o planeta Terra são do tipo UVA e apenas 5% são UVB.

 

Em função disso, os cuidados com o sol devem ser redobrados. Em um país como o Brasil, em que é possível conviver em temperaturas que se aproximam dos 40°C com sensação térmica superior, precisamos estar atentos aos perigos do sol e praticar hábitos saudáveis como beber muita água, utilizar filtro solar e retocar sempre que necessário, ter uma alimentação saudável e usar roupas leves, já que a pele também precisa respirar.

 

Com tudo isso em mente, basta aproveitar o verão com tranquilidade e consciente de que o sol pode ser herói ou vilão, depende da relação que temos com ele.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s