A adrenalina no nosso corpo

cards_dicas_acqualokos_adrenalina_set2016

 

É difícil encontrá-la, mas quando chega é ainda mais difícil não querer sentir ela de novo. Quando descemos do alto de um escorregador, subimos uma montanha russa ou mesmo ficamos expostos a uma situação de perigo, o nosso corpo reage imediatamente. Podemos perceber, em um segundo que seja, a sua presença.

 
A adrenalina, também conhecida como epinefrina, é um hormônio secretado por uma molécula das glândulas supra-renais, importante para a manutenção da vida. Normalmente, a sua presença no sangue é muito pequena. No entanto, nos momentos de excitação ou estresse emocional, uma grande quantidade de adrenalina é lançada para atuar sobre determinadas partes do nosso corpo como nervos, músculos, pernas e braços.

 
Antigamente, esse hormônio era fundamental para a sobrevivência do ser humano. Atuava como estímulo para a caça e para a defesa. Mas o que exatamente ele faz no nosso corpo?

 
A adrenalina estimula o coração, com o aumento dos batimentos cardíacos, eleva a pressão arterial, libera a glicose armazenada no fígado, relaxa alguns músculos involuntários e também contrai outros. Toda vez que nosso sangue recebe uma carga de adrenalina a pupila também se dilata, a transpiração aumenta, o ritmo da digestão diminui e a respiração se torna mais profunda e mais rápida, entre outros sintomas.

 
Diante de todos esses resultados, é preciso tomar alguns cuidados. A adrenalina aumenta a pressão arterial e, por isso, emoções muito fortes podem causar um infarto em pessoas propensas a ataques cardíacos. Por outro lado, pode ser uma aliada para o tratamento de bronquites, já que permite a broncodilatação e aumento da respiração. Além disso, está presente em alguns dos momentos mais incríveis da vida de uma pessoa.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s