Equilíbrio e concentração com Slackline

cards_dicas_acqualokos_slackline_set2016

Equilíbrio e concentração. Essas são as principais características que envolvem o Slackline, esporte praticado sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, geralmente instalada cerca de 30 centímetros do chão. A origem do Slackline, que iniciou nos anos 80 nos Estados Unidos, vem da escalada e popularizou-se no Brasil inicialmente nas praias cariocas, em 2010. Posteriormente, se espalhou por todo o país.

 

O Slackline possui benefícios físicos e mentais. Ganham destaque o equilíbrio, a consciência corporal, concentração, velocidade de reação e coordenação. Praticar o esporte requer alto nível de disciplina, possibilita desenvolver a paciência e a capacidade de superar dificuldades, o que ajuda os praticantes em todos os aspectos da vida.

 

Para a montagem é necessário apenas uma catraca de tensão e fita de 15 metros de comprimento e 50 milímetros de largura, o que facilita a montagem sem precisar de nenhum equipamento adicional. Também é importante ter uma proteção para a árvore em que a corda estiver amarrada.

 

A popularidade do esporte fez com que novas modalidades surgissem. O Trickline é a modalidade mais praticada, geralmente a partir de 60 centímetros de altura e permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo. O Longline é a prática do Slackline em fitas com comprimento a partir de 20 metros, o que requer bastante condicionamento físico do praticante. O Highline é praticado em alturas superiores a 5 metros. Esta modalidade exige experiência e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução. Já o Waterline acontece sobre a água, seja em piscinas, rios ou praias.  Esta é a modalidade mais refrescante e descontraída.

 

Escolha a sua modalidade e duas árvores para apoio. Depois disso, é hora de praticar!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s